Home Data de criação : 10/09/09 Última atualização : 15/07/02 16:21 / 4546 Artigos publicados

CRIADO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE  escrito em quinta 02 julho 2015 02:21

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, CRIADO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

Nesta quarta-feira, foi realizado mais um encontro com prefeitos e secretários de saúde de municípios de nossa região, oportunidade em que foi possível conhecer mais sobre os Consórcios Regionais de Saúde e sobre o projeto de implantação até 2017 de 28 policínicas que o governo do estado planeja implantar nos 28 territórios de identidade de toda Bahia, incluindo aí a nossa região com 15 municípios que devem se consorciar.

Agradeço às presenças de Nelson Portela, coordenador regional dos consórcios na Bahia, de Ivonildo Dourado, assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde, além das prefeitas de Ribeira do Amparo, Teti Brito, e de Olindina, Bianca Meneses. Também se fizeram presentes o nosso secretário de saúde, Danilo, e secretários de outros municípios, além de vereadores locais e de outros municípios.

No mesmo encontro, Teti Brito, prefeita de Ribeira do Amparo, foi escolhida para presidir o Consórcio Intermunicipal de Saúde, momento em que formalizamos de uma vez por todas essa parceria que vai trazer um salto de qualidade na oferta de saúde na região, com um investimento de 12 milhões de reais, recursos exclusivos do governo do estado, para a implatação de uma policlínica que vai oferecer 20 especialidades médicas e serviços de média e alta complexidade. Por entender o que essa parceria representa para melhorar o atendimento de saúde nos municípios consorciados é que vamos trabalhar cada vez mais junto aos demais prefeitos para ampliarmos essa parceria e não deixarmos escapar essa oportunidade de atrair esse grande investimento pra nossa região. Por Ricardo Maia, Prefeito de Ribeira do Pombal, na sua pagina do facebook. 

permalink

CONSÓRCIO DE SAÚDE, POR PROF. LANDISVALTH  escrito em quinta 02 julho 2015 11:21

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, CONSÓRCIO DE SAÚDE, POR PROF. LANDISVALTH

Parece que não vai terminar bem a criação do CISAN – Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Semiárido Nordeste II. Apenas três dos quinze prefeitos compareceram na quarta-feira, 01 de julho 2015, na reunião que criou o consórcio na Câmara de Vereadores de Ribeira do Pombal. Ricardo Maia (Ribeira do Pombal), Tete Brito (Ribeira do Amparo) e Bianca Menezes (Olindina) foram os presentes. A maioria dos prefeitos mandou os secretários ou secretárias de saúde. De Heliópolis foi a vereadora Ana Dalva, titular da pasta.

Não pegou bem Tete Brito ser eleita presidente do CISAN com apenas três votos. Representando a Secretaria Estadual de Saúde estava o coordenador regional dos consórcios na Bahia, Ivonildo Dourado. Todos os prefeitos falam numa só voz: a preocupação com o atendimento oferecido aos municípios vizinhos no Hospital Santa Teresa. Eles querem garantias de tratamento igualitário na futura Policlínica. Do jeito que está, só Ribeira do Pombal leva vantagem. Do blog do Professor Landisvath. 

permalink

DE QUINZE, SÓ TRÊS PREFEITOS COMPARECERAM!  escrito em quarta 01 julho 2015 17:06

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, DE QUINZE, SÓ TRÊS PREFEITOS COMPARECERAM!

Apenas três dos quinze prefeitos compareceram à reunião para criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde realizada na quarta-feira, 01 de julho 2015, na Câmara Municipal de Ribeira do Pombal. Enquanto Bianca Meneses, prefeita de Olindina, Tete Brito, de Ribeira do Amparo, e o anfitrião, Ricardo Maia, de Ribeira do Pombal, compareceram, os demais prefeitos não deram a mínima para esse importante evento que contou com Nelson Portela, coordenador regional dos consórcios na Bahia, e Ivonildo Dourado, assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde.

Na oportunidade eles explicaram como vão funcionar os consórcios de saúde a serem formados nos 28 territórios de identidade que compõem o estado da Bahia, sendo que cada um desses territórios receberá uma policlínica cujo investimento será de 12 milhões para cada uma delas, sendo 5 milhões para construção e 7 milhões para a aquisição de equipamentos, tendo em vista oferecer 20 especialidades médicas e serviços de média complexidades e até alta complexidade em alguns aspectos.

O que chamou a atenção dos presentes, inclusive dos representantes do governo do estado, foi o baixo número de prefeitos presentes a um encontro tão importante que está discutindo uma solução para a situação caótica pela qual passa a saúde na região.  Por Tony Santos, Rádio Pombal FM. 

permalink

REUNIÃO SOBRE REIVINDICAÇÕES DOS KIRIRIS  escrito em quinta 02 julho 2015 07:50

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, REUNIÃO SOBRE REIVINDICAÇÕES DOS KIRIRIS

Iniciada às 15:21 horas do primeiro dia de julho, quarta-feira, na Ata encontra registrada a presenças de lideranças Indígenas: Caciques Manoel, Lázaro, vice-cacique Bernadinho, Conselheiros José Panta Leão, Jailson, Célio de Jesus, Hozano e José Francisco, a Prefeita Patrícia Almeida, a Secretária de Justiça Ildênia Campos da Silva, o representante da FUNAI - Domingos Andrade-, Jerry Batalawê - coordenador da SESAI/DISEI (BA), o Presidente da Câmara de Vereadores de Banzaê - Adriano de Souza -, e representantes das Polícias Militar e Caatinga, a Vice-prefeita Vera Leal e Marcão, bem como outros membros das comunidade indígenas. 

A reunião começou um pouco tensa, tanto que o vice-cacique Bernadinho diz que "não está tendo negociação, e sim relatos”, mas aos pouco foi retomando a mansidão e pode-se conversar sobre os assuntos emergenciais.

Sobre as blitz que ocorrem, o Capitão Pena explicou que isso não é direcionada aos indígenas, mas a todo o território de Banzaê, que tudo isso é para a segurança dos munícipes, já que a há reclamação de roubos de motocicleta na região, e com a presença da polícia isso pode diminuir. Embora muitos estivessem reclamando de multas, foram aplicadas apenas cinco em todo o município, e sobre apreensão não foi feita nenhuma. Mas das blitz a polícia não vai abrir mão.

Outra questão debatida, que causou um certo espanto, foi o pedido de isolamento da área indígena com dois mata-burros na entrada e na saída da BA-388 nos limites do território Kiriri, com cancelões nas estradas vicinais também nos limites territoriais, porém isso foi pedido um prazo maior para essa realização a fim de estudarem melhor o caso.

As estradas, tanto vicinais como as estaduais, para se fazer qualquer reparo e na construção das aguadas necessitam de estudos de impactos ambientais, de autorização dos órgãos competentes, pois isso pode acarretar problema com o Ministério Público Federal, que poderá cobrar explicações.

No tocante à educação, "esse é de dever do Estado", que vai estudar um jeito de levar os alunos para a faculdade, pois esse ato não é obrigatório que seja feito somente pelos ônibus do programa Caminho Para a Escola (do Governo Federal) que para essa decisão (segundo o Vereador Adriano) uma reunião está marcada para terça-feira (07) com os estudantes de nível superior, e quanto às saúde a Prefeitura junto com Jerry Batalawê - coordenador da SESAI/DISEI (BA). Na questão da saúde ficou acertado a tentativa de se conseguir uma ambulância junto ao Estado, visto que o município não dispõe para isso, para servir os kiriris.  

Os Conselheiros José Panta Leão e o Vice-Cacique Bernardinho foram unânimes em dizer que não quer os índios sejam ouvidos só em protestos, e muito menos em época de campanha política.

De acordo com a Ata, a Prefeita Patrícia firma poder atender os reparos das estradas e aguadas após os períodos chuvosos, visto que para isso já tem autorização da FUNAI. Para demais assuntos que não ficaram acordados, uma nova reunião está prevista para o dia 17 desse mês. A reunião foi secretariada por Maria Dilza, Luciano de Jesus e Aparecido Silva. Após as seis horas de reunião, a BA-388 foi liberada. A cópia da Ata, informações extra-ata, foram passadas por Adriano de Souza (Presidente da Câmara de Vereadores de Banzaê). Do Monte Nius. 

permalink

PARABÉNS: SÃO QUATRO ANOS DE SUCESSO  escrito em quarta 01 julho 2015 20:13

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, PARABÉNS: SÃO QUATRO ANOS DE SUCESSO

Na segunda-feira, 4 de julho de 2011, foi inaugurada com diversas novidades para a população de Ribeira do Pombal, e região, a Nobre Delicatessen, Um toque especial, Um sabor Nobre, na Rua Paulo José de Santana, telefone 3276-2116. Além de diversos tipos de pães, bolos, tortas, doces, salgadinhos e café expresso, diversos tipos de queijos, presuntos, salames e outras iguarias. Chama atenção a adega, foto abaixo, com vinhos finos, whiski, vodka, tequila e outras bebidas top de linha de diversos países. Uma grande variedades de produtos estão sempre colocados a disposição dos seus clientes.

Em nome de Dona Idalice, Lú, Ana, Carlinho, Ricardinho, Toinho, família do saudoso Antônio Nobre, com quem tudo começou, fica o agradecimento do apoio que sempre tiveram da população pombalense para o crecimento e sucesso das suas empresas: Casa Nobre I, Casa Nobre II, Padaria e Confeitaria Nobre, Nobre Distribuidora de Doces, Nobre Delicatessen, Nobre Material de Contrução.

ADEGA

"Eu vi esses meninos e meninas crescerem e por isso sei que desde cedo trabalharam com o pai no comércio. Eu acompanhei o esforço e o empenho do seu Antônio Nobre, ao lado de Dona Idalice, de domingo a domingo, lutando sempre para melhorar o seu supermercado. Guardo na memória que ao amanhecer do dia, no seus passos tranquilo, seu Antônio Nobre vinha de sua casa abrir as portas do supermercado e logo depois Dona Idalice chegava com o café pronto para o marido, em um quente-frio, e ficava sentada ao seu lado. Tenho certeza que seu Antônio Nobre está muito feliz onde estiver, vendo que os filhos continuam lutando pelo seu ideal e estão conseguindo. Mais sucesso com certeza teremos no futuro para essa família". Por Joilson Costa, Rádio Pombal FM, testemunha do sucesso empresarial da família de seu Antônio Nobre.  

permalink
|

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para blogdojoilsoncosta

Precisa estar conectado para adicionar blogdojoilsoncosta para os seus amigos

 
Criar um blog