Home Data de criação : 10/09/09 Última atualização : 15/02/01 19:17 / 4190 Artigos publicados

HOSPITAL GERAL SANTA TEREZA AGONIZA  escrito em sexta 30 janeiro 2015 16:00

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, HOSPITAL GERAL SANTA TEREZA AGONIZA

É lamentável ver a situação do Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, conforme relata os médicos em nota acima, mais existem perguntas que precisam ser feitas e de pronto respondida pela Fundação José Silveira, que administra o mesmo, a população da nossa região.

Qual o valor repassado mensalmente pelo Governo para o funcionamento do HGST? Existem débitos do Governo para com a Fundação do contrato com HGST? Quais as providências tomadas para recuperarem todos os equipamentos que estão danificados? Qual o prazo necessário para reposição dos medicamentos que estão em falta na instituição médica? Existe previsão para resolver a questão salarial dos médicos, e de outros funcionários, que estejam sem receber?

O quanto do valor total do referido contrato é gasto com a parte administriva do HGST, e quanto efetivamente está sendo usado para o atendimento da população, com pagamento dos médicos(a), enfermeiras(o), pessoal técnico, nos exames realizados  e na compra de medicamentos?

Outras perguntas poderiam ser feitas nesta postagem, mais se apenas estas forem respondidas, já teríamos condições de desvendar um pouco da “caixa preta” que é este malfado contrato, que penaliza o pombalense e também o povo da região, quanto buscam tratamento para a  saúde.

É notório que o contrato da Fundação com o Governo para administrar o HGST é um dos menores da modalidade na Bahia, e quase todos que militam na área sabem que o montante é insuficiente para um bom atendimento a população de Ribeira do Pombal e região. Só não dá para entender o porque da Fundação José Silveira ter lutado, ciente deste fato, ter entrando até com ação na justiça para se manter com o mesmo.

Quanto mais o tempo passa, a Fundação fica com o ônus do mau funcionamento do serviço prestado, sofrendo criticas ferrenhas da população, chegando ao ponto de haver alguns desejosos de verem a Fundação fora da administração do HGST. Como está é que não pode continuar.

Só para relembrar. Na campanha para governador de 2014, o HGST esteve no centro do debate político por mais de 15 dias, na propaganda de tv, rádio, jornais, blogs, site, carros de som, pronunciamento em palanque, entre os candidatos Rui Costa, Paulo Souto e também entre seus correligionários pombalenses. 

Segundo informações recebida pelo blog, a maioria dos prefeitos dos municípios atendidos pelo HGST estão se movimentando para conseguirem uma audiência com Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, tendo como pauta o caos que se tornou o atendimento oferecido pela Fundação José Silveira em Ribeira do Pombal. Por Joilson Costa, Rádio Pombal FM. 

permalink

HELIÓPOLIS: ANA DALVA, SECRETÁRIA DA SAÚDE  escrito em sábado 31 janeiro 2015 05:33

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, HELIÓPOLIS: ANA DALVA, SECRETÁRIA DA SAÚDE

O prefeito de Heliópolis Ildefonso Andrade Fonseca, Ildinho, convidou a vereadora Ana Dalva para assumir a pasta da saúde no município. Antes de formular o pedido, Ildinho explicou que não se tratava de estar insatisfeito com o trabalho do ex-vereador Renilson Alves, que já tinha colocado o cargo à disposição desde o final do ano passado. O prefeito pediu tempo ao ex-vereador para encontrar uma pessoa com perfil adequado à área. Assim que Ana Dalva esgotou as possibilidades de reeleição na Câmara Municipal, Beto Fonseca, o secretário de administração, começou a difundir a ideia para a vereadora.

Inicialmente, não é segredo, Ana Dalva desautorizou um “sim” e justificou ser a pasta um amontoado de problemas. “O dinheiro é pouco, a demanda é muita e não posso assumir para apenas ser secretária. Terei que mudar muita coisa.” Mas Beto Fonseca insistiu que ela tinha o perfil adequado e poderia melhorar o que já havia de bom deixado por Renilson. “Não posso me queixar de Renilson. Ele fez algumas mudanças boas e precisam ser aprofundadas. Sei que Ana Dalva é guerreira e não vai deixar a peteca cair.”, afirmou Beto Fonseca.

A conversa foi aprofundada no sábado, 31 de janeiro 2015,  na casa do secretário de administração e a primeira condição de Ana Dalva foi uma mudança total na configuração da Casa de Apoio em Aracaju. Ildinho aceitou imediatamente e confirmou algumas mudanças já encaminhadas, como a mudança do imóvel.

Por volta do meio dia, Ana Dalva bateu o martelo e usará o mês de fevereiro para fazer um levantamento do que já existe e das necessidades imediatas. Em março começará o trabalho efetivo. “Vou assumir pelo município e para ajudar a administração de Ildinho. O povo de Heliópolis merece uma saúde ainda melhor.”

Com o pedido de licença da vereadora Ana Dalva (PPS) para assumir a secretaria de saúde, a vaga será ocupada por José Emídio Tavares (PDT), Zé do Sertão, 1º suplente da coligação que elegeu Ildinho. Com tal mudança, o prefeito espera dar uma nova injeção de ânimo nos agentes do serviço público. Muitas das deficiências não são apenas de falta de planejamento ou de competência, mas de comodismo. “E quem escolheu esta vida de servir ao povo não pode desanimar. As necessidades das pessoas são constantes e eternas.”, conclui Ana Dalva, após agradecer a confiança de Ildinho e Beto. Do Blog do Professor Landisvalth

permalink

GORDO DE RAIMUNDO PARA PRESIDENTE DA APSB  escrito em domingo 01 fevereiro 2015 12:16

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, GORDO DE RAIMUNDO PARA PRESIDENTE DA APSB

O prefeito Gordo de Raimundo, do município de Santa Brígida, foi lançado para presidir a Associação Dos Prefeitos Do Sertão Baiano (APSB), o nome de Gordo foi defendido pelo atual Presidente o prefeito de Rodelas Emanuel Rodrigues durante a vinda do governador Rui costa a cidade de Glória na quinta-feira, 29 de janeiro 2015,

Em conversa com a imprensa no aeroporto de Paulo Afonso, Gordo de Raimundo disse que ficou lisonjeado com a indicação, mais prefere aguardar o fim do mandato de Emanuel Rodrigues para tomar alguma decisão. O gestor disse ainda que a união dos municípios ajudaria nas conquistas de obras e benefícios para todos da região destacou o prefeito.

Gordo de Raimundo tem o apoio dos prefeitos de Rodelas, Paulo Afonso, e de outros prefeitos que estão aguardando a decisão do mesmo para manifestarem preferência por sua candidatura.  

Atualmente são 22 municípios, mas, com o retorno de Novo Triunfo e Sítio do Quinto e a chegada de Nova Soure e Itapicuru, o prefeito de Rodelas Emanuel Rodrigues administra uma associação com 24 municípios onde vivem 555.105 habitantes, segundo dados do IBGE (estimativa de população para 2012), dos quais cerca de 340 mil são eleitores.

São estes os municípios membros da APSB: Abaré, Adustina, Antas, Banzaê, Chorrochó, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Glória, Heliópolis, Itapicuru, Jeremoabo, Macururé, Nova Soure, Novo Triunfo, Paripiranga, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Rodelas, Santa Brígida e Sítio do Quinto. Mesmo com essa potencialidade a APSB vem ao longo dos anos respirando por aparelhos. A instituição atua numa área de cerca de 80 mil quilômetros no semiárido baiano. Por Redação da Revista Baiana de Notícias//Portal de Notícias da RBN

permalink

TUCANO TAMBÉM QUER CAMPI DA UFNB  escrito em sexta 30 janeiro 2015 22:36

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, TUCANO TAMBÉM QUER CAMPI  DA UFNB

Em entrevista na quarta-feira, 28 de janeiro 2015, no programa Tucano Verdade, da Rádio Tucano FM, foto abaixo, o professor Gregório Luís de Jesus, membro da comissão municipal pró UFNB, e o vereador David Andrade, da comissão territorial, trouxeram as últimas notícias sobre o processo de escolha das cidades que serão indicadas para sediar a Universidade Federal do Nordeste da Bahia no território do Sisal.

Segundo Gregório, a informação divulgada de que os municípios de Serrinha e Santa Luz foram escolhidos como sede é incorreta, porque a decisão ainda será tomada durante ampla reunião que acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro em Valente e Serrinha, respectivamente. “O que se tem é uma decisão de parte da comissão. As cidades que estão sendo divulgadas não se constituem as cidades que sediarão os campi do território do Sisal. Essa discussão ainda acontecerá”, informou.

TUCANO

O vereador David Andrade, que disse estar “chateado e indignado” com a situação, defendeu que a definição das cidades precisa envolver prefeitos, sociedade civil e entidades. “A gente estava a qualquer custo brigando para que essa decisão fosse tomada de forma democrática, de forma dialogada com todos os atores sociais e políticos do território. Isso foi feito por uma comissão, da qual eu faço parte, mas no dia da reunião nem sequer convidado eu fui, acho porque sabiam que Tucano ia se candidatar a sediar este campus”, assegurou o vereador.

Segundo o vereador, o projeto acadêmico de criação da UFNB já está pronto, faltando apenas o nome das cidades do território do Sisal e a sede da reitoria. “Nós conseguimos marcar duas reuniões, botar a decisão em análise da comissão para a realização de um fórum maior. Nos outros territórios essa decisão, por mais que ela seja turbulenta, ela seja polêmica, mas eles souberam conduzir o processo de forma dialogada, por isso que não teve nenhuma repercussão negativa como está acontecendo no Sisal. A diferença é que o Sisal não abriu o processo de diálogo para as candidaturas, para ouvir as propostas das cidades, e é o que Tucano está reivindicando hoje”, defendeu.

No dia 4 de fevereiro será realizada em Valente uma reunião com integrantes do Codes – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira, e no dia 5 de fevereiro outro encontro entre os prefeitos da região. Texto: Portal Tucano. 

permalink

VAGAS PARA JUIZ LEIGO E CONCILIADOR  escrito em sexta 30 janeiro 2015 00:57

Blog de blogdojoilsoncosta :BLOGDOJOILSONCOSTA, VAGAS PARA JUIZ LEIGO E CONCILIADOR

Abrem na segunda-feira, 2 de fevereiro 2015, as inscrições para seleção pública de juiz leigo e conciliador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Podem concorrer bacharéis em Direito, Serviço Social, Administração e Psicologia. Ao todo são 1.251 vagas, sendo 498 para juiz leigo e 753 para conciliador.

Serão aceitas inscrições de acadêmicos destas áreas a partir do sétimo semestre para as vagas de conciliador. Para a vaga de juiz leigo, só poderão concorrer advogados com dois anos de carreira. As inscrições, aceitas apenas no site www.consultec.com.br, vão até o dia 2 de março. Edital com as regras do concurso foi publicado na edição de sexta-feira, 30 de janeiro 2015, do Diário da Justiça Eletrônico. O concurso será realizado pela empresa Consultec. As taxas de inscrição são as seguintes: R$ 11,14 para conciliador e juiz leigo, R$ 19,00.

O exercício das funções de Conciliador e Juiz Leigo, não terá vínculo empregatício ou estatutário e será temporário. Os aprovados vão prestar serviço ao tribunal e serão remunerados de acordo com a produtividade. Cada conciliação realizada, R$35. Caso não se chegue a um acordo entre as partes, o valor cai pela metade: R$ 17,50. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais. O valor máximo mensal a ser pago ao conciliador é de R$3.091,26, enquanto a remuneração dos juízes leigos não poderá ultrapassar R$ 8.558,52.

Vagas para as Comarcas da região: Cícero Dantas, 3 juiz leigo e 5 conciliador; Caldas de Cipó, 1 juiz leigo e 1 conciliador; Antas, 1 juiz leigo e 1 conciliador; Euclides da Cunha, 3 juiz leigo e 5 conciliador; Itapicuru, 1 juiz leigo e 1 conciliador; Jeremoabo. 1 juiz leigo e 3 conciliador; Nova Soure, 1 juiz leigo e 1 conciliador; Paripiranga, 1 juiz  leigo e 3 conciliador; Paulo Afonso, 3 juiz leigo e 7 conciliador; Ribeira do Pombal, 1 juiz leigo e 2 conciliador, Tucano, 1 juiz leigo e 1 conciliador. Por Joilson Costa, Rádio Pombal FM, com pesquisa no site do Tribunal de Justiça da Bahia. 

permalink
|

Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para blogdojoilsoncosta

Precisa estar conectado para adicionar blogdojoilsoncosta para os seus amigos

 
Criar um blog